Inflação na OCDE recua para 1,3% em abril, valor mais baixo desde outubro de 2009

| Economia
Porto Canal / Agências

Paris, 04 jun (Lusa) -- A taxa de inflação anual nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) abrandou para 1,3% em abril, o valor mais baixo desde outubro de 2009, ficando-se pelos 0,2% em Portugal.

Em março, a taxa de inflação tinha sido de 1,6%.

Segundo a OCDE, os preços da energia caíram 1,3% em abril, o que compara com o aumento de 0,9% em março. Já os preços dos bens alimentares progrediram 2% em abril, depois dos 1,7% do mês anterior.

A inflação subjacente (variação dos preços sem incluir alimentos nem energia) nos vários membros da OCDE abrandou para 1,4% em abril face aos 1,6% de março.

Numa análise por países, verificou-se um abrandamento da inflação anual em todas as principais economias: para 0,4% no Canadá (1% em março), para 1,1% na Itália (1,6% em março), para 2,4% no Reino Unido (2,8% no mês anterior), para 1,1% nos EUA (1,5% em março), para 0,7% na França (1% em março) e para 1,2% na Alemanha (1,4% em março).

No Japão, a deflação continuou, com os preços ao consumidor a recuarem 0,7% em abril.

Na zona euro, a taxa de inflação anual abrandou de 1,7% em março para 1,2% em abril.

Fora do grupo de países da OCDE, o cenário é mais diverso: se a inflação anual diminuiu na Índia (de 11,4 para 10,2%), na Indonésia (de 5,9 para 5,6%), no Brasil (de 6,6 para 6,5%) e na África do Sul (de 6 para 5,9%), registou aumentos na China (de 2,1 para 2,4%) e na Federação Russa (de 7 para 7,2%).

PD // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.