Armazenamento de água aumenta em fevereiro em todas as bacias hidrográficas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 fev (Lusa) - A quantidade de água armazenada em meados de fevereiro em Portugal continental aumentou em todas as bacias hidrográficas, face a janeiro, anunciou hoje a Agência Portuguesa do Ambiente, com base no Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.

"Relativamente ao fim do mês anterior [janeiro] verificou-se uma subida das disponibilidades em todas as bacias, sendo mais significativa nas bacias do Lima, Cávado, Ave, Douro, Ribeiras do Oeste e Guadiana", refere a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Segundo a APA, foi possível recolher informação através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos de 58 albufeiras, num total de 60, sendo que "apenas oito mantêm volumes inferiores a 40%, o que responde a cerca de 14% das albufeiras avaliadas".

Seis destas oito albufeiras localizam-se na bacia do rio Sado (Alvito, Odivelas, Fonte Serne, Pego do Alta, Roxo e Monte da Rocha), uma no rio Tejo (Divor) e outra no rio Guadiana (Vigia).

"Apesar de se ter verificado uma ligeira subida nas disponibilidades hídricas na bacia do Sado, estas continuam muito abaixo dos valores médios observados", sublinha a APA.

A anterior medição dos níveis das bacias hidrográficas foi feita a 31 de janeiro, mas, face "à precipitação intensa ocorrida no princípio de fevereiro", a APA explica que foi realizada uma avaliação intermédia das disponibilidades existentes nas albufeiras, em meados de fevereiro.

Os níveis mais elevados de armazenamento de água registados a 15 de fevereiro ocorreram nas bacias do Ave (99,6%), do Guadiana (81,1%), do Barlavento (77,8%), do Tejo (73,3%) e do Mondego (72,1%).

As bacias com menos água eram as do Sado (29,8%), Arade (59,4%) e Oeste (60,6%).

JGS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.