António Costa não informou o SIED da sua ida a África

António Costa não informou o SIED da sua ida a África
| Política
Porto Canal (AYR)

O primeiro-ministro António Costa não comunicou ao Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) que iria viajar até à República Centro-Africana avança, esta segunda-feira, o Diário de Notícias (DN).

António Costa esteve, a 12 de fevereiro de 2017, na República Centro-Africana acompanhado pelo ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, e pelo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro.

Apesar da segurança pessoal do primeiro-ministro e da PSP terem conhecimento e participação na deslocação de António Costa, o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) não foi informado de tal viagem.

O SIED é o serviço que recolhe informações do exterior, através de antenas ou espiões, de forma a avaliar possíveis ameaças. O diretor do serviço não foi informado e demonstrou-se descontente com a situação.

Para além desta falta de comunicação, também outras já ocorreram o que leva a “aumentar a tensão entre as secretas e António Costa”, afirma o DN.

+ notícias: Política

Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre crimes de ódio e insegurança

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PCP para a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre prevenção de crimes de ódio em Portugal, depois do caso ocorrido no Porto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".