ONG retiram-se da Conferência de Varsóvia por falta de avanços

| Mundo
Porto Canal / Agências

Varsóvia, 21 nov (Lusa) -- As principais organizações não-governamentais ambientalistas, como a Greenpeace e a WWF, decidiram abandonar a Conferência do Clima de Varsóvia antes do encerramento oficial, previsto para sexta-feira, dada a falta de avanços.

A decisão não tem precedente nas grandes conferências da ONU consagradas à luta contra as alterações climáticas.

"As organizações e movimentos que representam a sociedade civil nos quatro cantos do mundo decidiram dar melhor uso ao seu tempo e retirar-se das conversações de Varsóvia", anunciaram as ONG num comunicado.

"Esta Conferência, que devia marcar uma etapa importante na transição para um futuro sustentável, está a traduzir-se em nada", acrescentaram a Greenpeace, Oxfam, WWF, Amigos da Terra -- Europa, Confederação Internacional de Sindicatos e ActionAid International.

A Conferência de Varsóvia deve terminar oficialmente na sexta-feira, depois de duas semanas de negociações para definir os fundamentos de um acordo a assinar em 2015 com metas concretas de redução das emissões de gases com efeito de estufa, para suceder ao Protocolo de Quioto, de 1997.

Em declarações à agência EFE, o diretor executivo da Greenpeace International, Kumi Naidoo, afirmou que o governo da Polónia demonstrou que o seu verdadeiro interesse é determinado pela indústria do carvão e utilizou a Conferência para "lavar a sua imagem".

As ONG criticaram igualmente as posições "retrógradas" do Japão e da Austrália e acusaram a União Europeia de estar "amarrada" às posições polacas e à indústria do carvão, o que a impede de "liderar o processo de luta contra as alterações climáticas".

MDR // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.