Eventuais alterações ao Orçamento de 2014 analisadas em Dezembro - Comissão Europeia

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 nov (Lusa) -- A Comissão Europeia afirmou hoje que eventuais alterações ao Orçamento do Estado para 2014 poderão ser discutidas na próxima avaliação regular ao programa de Portugal, que começa em dezembro, se o Tribunal Constitucional chumbar algumas das medidas propostas.

"Possíveis alterações ao Orçamento de 2014 teriam de ser analisadas no contexto da próxima revisão" regular ao Programa de Assistência Económica e Financeira, lê-se do relatório da Comissão Europeia, hoje divulgado, sobre a oitava e a nova avaliações ao programa.

Bruxelas refere que "as medidas de consolidação chave" em 2014 vão ser a racionalização e a modernização da administração pública, a melhoria do sistema de pensões e a identificação de cortes na despesa dos ministérios.

"Caso algumas medidas sejam consideradas inconstitucionais, o Governo vai precisar de reformular o diploma para cumprir a meta do défice acordada", alertam os técnicos de Bruxelas.

A Comissão adverte ainda que uma decisão negativa do Tribunal Constitucional implicará "um aumento dos riscos ao crescimento e ao emprego" e também "reduzir as perspetivas para um regresso sustentado aos mercados financeiros".

ND/NM // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Confira a chave vencedora do EuroDreams desta segunda-feira

Já é conhecida a combinação vencedora do sorteio do EuroDreams desta segunda-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.