Incentivos do QREN aumentam probabilidade de sobrevivência das empresas - estudo

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 mai (Lusa) - Os incentivos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) às empresas aumentam a probabilidade das mesmas sobreviveram ao fim de três anos em 11 pontos percentuais, indica um estudo hoje revelado pelo Observatório do QREN.

Entre as empresas que sobrevivem, "os incentivos conduzem, ao fim de três anos, à criação líquida de 2,1 postos de trabalho", indica o estudo, que teve como referência o período entre 1999 e 2008.

"O montante médio de incentivo atribuído por cada posto de trabalho gerado ao fim de três anos é de 55 mil euros, o que corresponde a cerca de 18 mil euros por ano. O esforço público total associado à criação de cada posto de trabalho tende a ser inferior a este valor, já que uma parte dos incentivos é posteriormente reembolsada pelas empresas beneficiárias", apontam as principais conclusões do trabalho, que será apresentado na plenitude na sexta-feira.

O impacto dos incentivos é positivo "qualquer que seja o tipo de empresa analisado" (por dimensão, idade, setor, âmbito geográfico do negócio, etc, mas torna-se mais pronunciado "em empresas com menos de 10 trabalhadores, novas empresas e empresas com níveis mais reduzidos de autonomia financeira", referem.

O trabalho a apresentar na sexta-feira, aponta o Observatório do QREN, vem dar resposta aos apelos da Comissão Europeia, também inscritos no memorando de entendimento com a 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), no sentido de implementar avaliações "mais rigorosas dos impactos dos instrumentos de apoio público, permitindo quantificá-los e, assim, apurar de forma mais exata a eficácia dos efeitos das políticas públicas".

PPF // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.