Mário Soares: Urna abandona Mosteiro dos Jerónimos cerca das 14:10

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 jan (Lusa) - A urna de Mário Soares saiu do Mosteiro dos Jerónimos perto das 14:10, sendo transportada por militares da GNR que a colocaram num armão para seguir o cortejo fúnebre ate ao Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

A saída da urna foi acompanhada, no exterior, por algumas centenas de pessoas que, na Praça do Império, aplaudiram o momento.

Os familiares de Mário Soares acompanharam a saída da urna, bem como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e alguns membros do Governo.

Já no exterior, seis F16 da Força Aérea sobrevoaram os céus da zona de Belém, em jeito de conclusão à homenagem naquele local.

Durante o cortejo fúnebre, que saiu às 14:16 junto dos Mosteiros dos Jerónimos em direção ao Cemitério dos Prazeres, a urna é acompanhada por uma escolta de honra a cavalo da GNR constituída por 84 cavalos.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

O Governo português decretou três dias de luto nacional, até quarta-feira.

O funeral realiza-se pelas 15:30 no Cemitério dos Prazeres, após passagem do cortejo fúnebre pelo Palácio de Belém, Assembleia da República, Fundação Mário Soares e sede do PS, no Largo do Rato.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

CMP/MYDM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.