Mário Soares: Centenas de pessoas assistiram ao cortejo fúnebre na avenida D. Carlos

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 jan (Lusa)- Centenas de pessoas assistiram hoje à passagem do cortejo fúnebre do antigo presidente Mário Soares na avenida D. Carlos I, em Lisboa, em direção ao parlamento.

Os presentes viram em silêncio passar o armão que transporta o corpo do antigo chefe de Estado.

Muitos viram a passagem através dos écrans dos seus telemóveis e 'tablet', aproveitando para registar fotos e vídeos do momento.

Algumas pessoas assistiram das varandas de suas casas e funcionários e alunos do IADE -- Instituto de Arte e Design saíram para assistir ao momento.

Até os trabalhadores de uma obra que está a decorrer na fachada do instituo fizeram uma pausa.

O cortejo chegou ao cruzamento da avenida D. Carlos I com a avenida 24 de julho passava um pouco das 15:00, e havia ainda algumas pessoas a aproveitar a hora de almoço para ver passar o antigo chefe de Estado.

Minutos depois da passagem, a avenida D. Carlos ficou quase sem movimento, com as pessoas a desmobilizarem rapidamente após a passagem do armão.

A urna segue para o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, onde se irá realizar o funeral.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

IMA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Christian Atsu "ainda está debaixo dos escombros"

Mustafa Özat, vice-presidente do Hatayspor, afirmou que, contrariamente ao que foi noticiado no início da noite, Christian Atsu ainda se encontra sob escombros, na sequência do sismo que abalou a Turquia e a Síria esta segunda-feira.

FC Porto: Restam 3 mil bilhetes para o duelo entre os Dragões e o Inter de Milão

Sobram apenas 3.000 bilhetes para o duelo entre o emblema detentor do título português e homólogo italiano que irá decidir quem garante a presença entre os oito melhores da Europa.

FC Porto (Basquetebol): Max Landis renova até 2025

Base norte-americano chegou ao FC Porto em 2019 e tem sido um dos MVP da FIBA Europe Cup.