Mário Soares: Centenas de pessoas assistiram ao cortejo fúnebre na avenida D. Carlos

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 jan (Lusa)- Centenas de pessoas assistiram hoje à passagem do cortejo fúnebre do antigo presidente Mário Soares na avenida D. Carlos I, em Lisboa, em direção ao parlamento.

Os presentes viram em silêncio passar o armão que transporta o corpo do antigo chefe de Estado.

Muitos viram a passagem através dos écrans dos seus telemóveis e 'tablet', aproveitando para registar fotos e vídeos do momento.

Algumas pessoas assistiram das varandas de suas casas e funcionários e alunos do IADE -- Instituto de Arte e Design saíram para assistir ao momento.

Até os trabalhadores de uma obra que está a decorrer na fachada do instituo fizeram uma pausa.

O cortejo chegou ao cruzamento da avenida D. Carlos I com a avenida 24 de julho passava um pouco das 15:00, e havia ainda algumas pessoas a aproveitar a hora de almoço para ver passar o antigo chefe de Estado.

Minutos depois da passagem, a avenida D. Carlos ficou quase sem movimento, com as pessoas a desmobilizarem rapidamente após a passagem do armão.

A urna segue para o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, onde se irá realizar o funeral.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

IMA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).