Mário Soares: Urna abandona Mosteiro dos Jerónimos cerca das 14:10

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 jan (Lusa) - A urna de Mário Soares saiu do Mosteiro dos Jerónimos perto das 14:10, sendo transportada por militares da GNR que a colocaram num armão para seguir o cortejo fúnebre ate ao Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

A saída da urna foi acompanhada, no exterior, por algumas centenas de pessoas que, na Praça do Império, aplaudiram o momento.

Os familiares de Mário Soares acompanharam a saída da urna, bem como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e alguns membros do Governo.

Já no exterior, seis F16 da Força Aérea sobrevoaram os céus da zona de Belém, em jeito de conclusão à homenagem naquele local.

Durante o cortejo fúnebre, que saiu às 14:16 junto dos Mosteiros dos Jerónimos em direção ao Cemitério dos Prazeres, a urna é acompanhada por uma escolta de honra a cavalo da GNR constituída por 84 cavalos.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

O Governo português decretou três dias de luto nacional, até quarta-feira.

O funeral realiza-se pelas 15:30 no Cemitério dos Prazeres, após passagem do cortejo fúnebre pelo Palácio de Belém, Assembleia da República, Fundação Mário Soares e sede do PS, no Largo do Rato.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

CMP/MYDM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.