"Desaparece a grande referência histórica da democracia portuguesa" - Observatório de Imprensa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 jan (Lusa) - O presidente do Observatório de Imprensa, Joaquim Vieira, disse hoje que o contributo de Mário Soares no "perfil de Portugal" foi maior do que o de qualquer outro político, considerando que "desaparece a grande referência histórica da democracia".

"Nós temos hoje um país que é uma democracia e é um país integrado na União Europeia e o contributo que Mário Soares deu para a definição e perfil de Portugal, tal como ele é hoje, é inquestionável", afirmou o presidente do Observatório de Imprensa, em declarações à agência Lusa.

Joaquim Vieira justificou a "referência histórica" de Mário Soares pelo "papel que desempenhou, pela intervenção, por ter liderado os dois primeiros governos constitucionais, por ter sido o primeiro presidente civil eleito em Portugal e por ter exercido um mandato numa espécie de presidente/Rei".

No entanto, o presidente do Observatório de Imprensa considera que os dois contributos principais do ex-Presidente da República podem resumir-se em duas palavras, que considera terem sido essenciais na sua estratégia política: "democracia e Europa".

Mário Soares morreu hoje, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado há 26 dias, desde 13 de dezembro.

O Governo decretou três dias de luto nacional, a partir de segunda-feira.

Soares desempenhou os mais altos cargos no país, e a sua vida confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do PS e Presidente da República.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do PS, e ministro dos Negócios Estrangeiros após a revolução do 25 de Abril de 1974.

Primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, foi Soares a pedir a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e a assinar o respetivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

MYDM // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.