Presidente são-tomense manifesta "profunda tristeza e consternação" com morte do "herói da liberdade"

| País
Porto Canal com Lusa

São Tomé, 08 jan (Lusa) - O presidente são-tomense Evaristo Carvalho considerou hoje Mário Soares como "pai da democracia" portuguesa, "herói da liberdade" e "europeísta convicto", cuja morte "deixa um vazio na esfera politica e social de Portugal".

Em comunicado de imprensa hoje, o chefe de Estado são-tomense "lamenta a morte de Mário Soares e encoraja a família do malogrado nesta hora de dor e de luto", sublinhando que "foi com "profunda tristeza e consternação" que tomou conhecimento do desaparecimento físico do ex-presidente português.

"Venho em meu nome próprio e em particular do povo de São Tomé e Príncipe expressar o mais profundo sentimento de pesar aos portugueses e a família enlutada de Mário Soares", diz Evaristo Carvalho.

Mário Soares morreu no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado há 26 dias, desde 13 de dezembro.

O Governo decretou três dias de luto nacional, a partir de segunda-feira.

O corpo do antigo Presidente da República vai estar em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos a partir das 13:00 de segunda-feira, e o funeral de Estado realiza-se a partir das 15:30 de terça-feira, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.

Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

MYB // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".