Abriu a porta da política à cultura em Portugal - Artista Leonel Moura

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 jan (Lusa) - O artista plástico Leonel Moura sublinhou hoje que o estadista Mário Soares, falecido aos 92 anos, em Lisboa, "abriu a porta da política à cultura, e à importância das artes", em Portugal.

Contactado pela agência Lusa, sobre o falecimento do ex-presidente da República, Leonel Moura, que pintou o retrato de Mário Soares nos anos 1980, descreveu-o como "o pai da democracia" portuguesa.

Mário Soares morreu hoje, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado há 26 dias, desde 13 de dezembro.

O retrato de Mário Soares de grandes dimensões, pintado por Leonel Moura, encontra-se atualmente no salão nobre da sede do PS, em Lisboa.

"Conheci-o bastante bem, embora fossemos de gerações muito diferentes. Foi por causa dele que vim da Holanda para Portugal, depois do 25 de Abril, quando a liberdade chegou finalmente ao país", recordou o artista, que, nas últimas décadas, se dedica à área da bioarte.

Leonel Moura sublinhou que Mário Soares "era uma pessoa muito culta e apreciador das artes, o que era muito significativo para um artista". "Foi ele que abriu a porta da política à cultura e às artes, em Portugal".

"Por outro lado, era afável e muito positivo face à vida, o que era importante para os portugueses, na altura, e perante as novas gerações", acrescentou.

Na sequência do anúncio do falecimento do ex-presidente, o Governo decretou três dias de luto nacional, a partir de segunda-feira.

Soares desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do PS e Presidente da República.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do PS, e ministro dos Negócios Estrangeiros, após a revolução do 25 de Abril de 1974.

Primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, foi Soares a pedir a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e a assinar o respetivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ribau Esteves defende clarificação da contiguidade urbana nos solos rústicos

O vice-presidente da associação nacional de municípios Ribau Esteves defendeu, no parlamento, que a construção em solos rústicos das reservas agrícola e ecológica deve ser clarificada na contiguidade urbana, ou os custos recairão sobre as autarquias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.