Mais de metade dos pensionistas espanhóis com pensões abaixo dos 707 euros

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 26 dez (Lusa) - Mais de metade dos pensionistas espanhóis (51%) recebe menos que o salário mínimo nacional, ou seja, quase cinco milhões aufere do Estado menos do que os 707,6 euros aprovados este mês em Conselho de Ministros para 2017.

Segundo dados do Ministério do Emprego e da Segurança Social, a maioria dos que recebem menos do que o ordenado mínimo são mulheres (3,4 milhões) - sete em cada dez, o que é explicado pelas pensões de viuvez recebidas quase na totalidade por mulheres.

Entre os quase cinco milhões com pensões abaixo do valor do salário mínimo nacional, 1,9 milhões recebe entre 600 e 655,2 euros, o intervalo de valor em que se localizam a maioria dos pensionistas espanhóis.

Ainda assim, há cerca de um milhão de pensionistas em Espanha - isto é um em cada dez - nos escalões mais baixos, abaixo dos 350 euros.

No extremo mais alto da tabela estão 232.643 pensionistas com a pensão máxima fixada para 2016, de 2.567 euros, valor acima do qual estão apenas 33.040 pensionistas.

Em Portugal, segundo a Conta Geral da Segurança Social de 2014, a mais recente, a maior parte dos pensionistas (60,4%, que equivale a 1.146.520 pessoas) recebe entre os 261,95 e os 419,21 euros mensais.

JNM (SP) // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.