PSD de Castelo Branco preocupado com condições da central nuclear de Almaraz

| País
Porto Canal com Lusa

Castelo Branco, 28 out (Lusa) - A distrital do PSD de Castelo Branco manifestou hoje profunda preocupação com as "deficientes condições" infraestruturais da central nuclear espanhola de Almaraz, confirmadas num documento do Conselho de Segurança Nuclear espanhol e acusou o Governo português de incapacidade política.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, os sociais-democratas voltam a manifestar a sua "profunda preocupação pelas deficientes condições infraestruturais da central nuclear de Almaraz".

Adiantam ainda que as condições da central espanhola são concretizadas num comunicado emitido pelo Conselho de Segurança Nuclear (CSN) de Espanha, a informar que o sistema de refrigeração de água esteve fora de serviço durante um período de tempo superior ao exigido pelas Especificações Técnicas de Funcionamento (ETF).

"Esta falha de segurança documentada e classificada pelos critérios internacionais com o grau de anomalia (grau 01 no sistema internacional de classificação de acidentes nucleares) é a prova derradeira da perigosidade e instabilidade da central nuclear de Almaraz", sustentam.

O PSD defende que o Governo português devia "pressionar ativamente" o congénere espanhol para, de uma vez por todas, promover o encerramento da central nuclear de Almaraz, realizando todos os esforços diplomáticos necessários e demonstrando a sua preocupação para a resolução de problemas que não podem ser ignorados.

"Apesar dos constantes alertas da comissão política distrital do PSD de Castelo Branco (...), o ministro do Ambiente continua a ser um espetador desatento do desenrolar desta situação, manifestando um total alheamento e incapacidade politica, não só para lidar, mas sobretudo para resolver um problema de vital importância para a segurança nacional", conclui o documento.

CAYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".