Sessenta comboios suprimidos na linha de Sintra e Azambuja devido à greve da CP

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 nov (Lusa) -- As linhas de Sintra e da Azambuja mantêm-se as mais afetadas hoje pela greve dos trabalhadores da CP -- Comboios de Portugal e da CP Carga, com a supressão de 60 comboios, disse à Lusa fonte da empresa.

"Até às oito da manhã, realizaram-se 70% dos comboios a nível nacional. As maiores dificuldades encontram-se nas linhas de Sintra e Azambuja, tendo na linha de Sintra circulado apenas oito dos 48 previstos (suprimidos 40), enquanto no troço da Azambuja circularam sete dos 19 habituais", disse à Lusa Ana Portela, porta-voz da CP.

Segundo os dados avançados por Ana Portela, foram realizados 180 comboios dos 262 programados para circular em todo o país, com os comboios de longo curso, intercidades e alfa-pendulares a não sofrerem qualquer problema.

"Os comboios regionais circulam quase todos, e os urbanos do Porto circulam a 80%. No global de Lisboa foram realizados 51 comboios e suprimidos 63", acrescentou.

Os trabalhadores estão em greve de 24 horas desde as 0:00 de hoje contra a proposta de Orçamento do Estado para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.

A greve na CP e CP Carga insere-se na quinzena de luta que os trabalhadores dos transportes e comunicações iniciaram a 25 de outubro e que termina no sábado com uma manifestação nacional, em Lisboa.

RCP // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.