"Prémio para Dylan é merecidíssimo, só vem é tarde" - Luís Pinheiro de Almeida

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 out (Lusa) - O jornalista e investigador Luís Pinheiro de Almeida afirmou hoje à agência Lusa que a atribuição do Nobel da Literatura ao músico norte-americano Bob Dylan "é merecidíssimo, só vem é tarde".

"Embora ele recuse ser o porta-voz de uma geração, foi um porta-voz através da sua poesia bela e há quem diga que ainda bem que foi atribuído a Bob Dylan, porque assim vai-se falar de literatura e eu digo o contrário: Vai falar-se de Bob Dylan, nem que seja para dizer bem. Ele merece-o", disse.

Luís Pinheiro de Almeida, autor do livro "Biografia do ié-ié", gosta sobretudo dos primeiros anos de carreira de Bob Dylan, "o período inicial dos direitos cívicos, da guerra do Vietname", e acredita que a poesia dele se alastrou por todo o mundo.

"Não foi só Bob Dylan a cantar os seus poemas, muitos outros o cantaram (...) Veja lá o poder que aquele homem franzino tem", disse.

O compositor e cantor norte-americano Bob Dylan, 75 anos, foi distinguido hoje com o Nobel da Literatura, por "ter criado novas expressões poéticas no âmbito da música norte-americana", justificou a Academia Sueca.

É o primeiro compositor a ser distinguido com este prémio literário.

Bob Dylan, nome artístico de Robert Allen Zimmerman, nasceu a 24 de maio de 1941, em Duluth, no Minnesota, onde aprendeu sozinho a tocar harmónica, guitarra e piano.

É autor de vários álbuns que tiveram grande impacto na música popular, como "Highway 61 Revisited" (1965), "Blonde On Blonde" (1966) e "Blood On The Tracks" (1975), "Time Out of Mind" (1997) e "Modern Times" (2006).

Em maio passado saiu o mais recente registo, a coletânea "Falllen Angels".

SS/EJ // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Escolas profissionais enfrentam endividamento devido a atrasos no financiamento

Algumas escolas profissionais privadas estão com dificuldades financeiras porque o dinheiro que esperavam dos fundos europeus está atrasado. O presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (Anespo), Amadeu Dinis, disse ao JN que o prazo para pedir esse dinheiro já acabou e só vão recebê-lo quase no fim do ano letivo.

Arquivo de Salazar vai ser digitalizado e ficar disponível ao público

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) vai digitalizar o arquivo do líder da ditadura do Estado Novo, António de Oliveira Salazar (1889-1970), e disponibilizá-lo ao público na Internet, disse à agência Lusa o seu diretor, Silvestre Lacerda.