Dylan é "absolutamente um desbravador na canção americana" - Sérgio Godinho

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 out (Lusa) - O músico Sérgio Godinho elogiou hoje, em declarações à agência Lusa, a escolha do músico norte-americnao Bob Dylan para Nobel da Literatura, porque tem sido "absolutamente um desbravador na canção americana".

"Foi uma grande surpresa, mas fico muito contente. Vem de uma tradição 'folk', do Woody Guthrie, depois começou a descobrir outros caminhos, passou pela canção política, pela canção vivencial, pelo surrealismo e é extremamente moderno", disse Sérgio Godinho.

O compositor português não considera Bob Dylan uma influência direta no seu percurso na música, mas explicou: "É uma influêncuiia indireta. Quando o oiço apetece-me compor e isso acontecia-me também, por exemplo, com Zeca Afonso".

Sérgio Godinho considerou justa a atribuição do prémio a uma figura que não faz parte do meio literário habitual.

"Ele é um escritor de canções, influência para várias gerações de músicos e esssa arte deve ser premiada", disse.

Bob Dylan, nome artístico de Robert Allen Zimmerman, nascido em Duluth, a 24 de maio de 1941, foi hoje distinguido com o Nobel da Literatura, considerado o mais importante dos prémios internacionais de literatura.

O músico foi distinguido por "ter criado novas expressões poéticas no âmbito da música norte-americana", justificou a secretária-geral da Academia Sueca, Sara Danius.

Figura incontornável da música popular norte-americana, é o primeiro compositor a receber o prestigiado prémio da literatura, com um valor monetário de 822 mil euros.

Em 2015, o prémio foi atribuído à autora bielorussa Svetlana Alexievich.

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Número de casos de tosse convulsa aumenta em Portugal

Um aumento significativo no número de casos de tosse convulsa tem sido observado em Portugal, com um aumento alarmante de 86% nos casos confirmados, especialmente entre as faixas etárias de crianças entre 10 e 13 anos, assim como em bebés com menos de um ano. Esta tendência preocupante tem levado a Direção-Geral da Saúde (DGS) a apelar à população para aderir à vacinação.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.