Táxis: Circulação automóvel continua condicionada junto ao aeroporto
Porto Canal com Lusa
Lisboa, 10 out (Lusa) - A circulação rodoviária continua hoje à noite condicionada junto ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, devido à paralisação dos taxistas, que permanecem desde manhã na Rotunda do Relógio em protesto contra a atividade das plataformas Uber e Cabify.
Em declarações à agência Lusa, o porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da Polícia de Segurança Pública (PSP), Sérgio Soares, explicou que "o condicionamento que existe é apenas na Rotunda do Relógio", mas frisou que os agentes estão "a direcionar o trânsito que vem da Avenida Gago Coutinho" para fazer "a inversão de marcha na rotunda dos Olivais e entrar novamente na Segunda Circular".
"O trânsito é já pouco neste momento e mesmo a Segunda Circular está normalizada para a hora em que estamos, num dia de semana", acrescentou, falando à Lusa no local pelas 19:10.
No que toca às viaturas dos manifestantes, explicou que o congestionamento se regista apenas "entre a Rotunda do Relógio e o hotel [Tryp Lisboa] Aeroporto e nas imediações do aeroporto, não havendo mais nenhuma via abrangida".
"À exceção desta zona, a circulação automóvel está regularizada", adiantou.
Os profissionais do setor estão em luta contra a regulação proposta pelo Governo da atividade das plataformas de transportes de passageiros como a Uber ou a Cabify e tinham como destino a Assembleia da República, mas pararam o protesto na zona do aeroporto de Lisboa após incidentes na rotunda do Relógio.
As plataformas Uber e Cabify (as únicas do género a operar em Portugal) permitem pedir carros descaracterizados de transporte de passageiros através de uma aplicação para 'smartphones', mas os operadores que a elas estão ligados não têm de cumprir os mesmos requisitos - financeiros, de formação e de segurança - do que os táxis.
AYMN/FYS // ROC
Lusa/Fim