Táxis: Circulação automóvel continua condicionada junto ao aeroporto

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 out (Lusa) - A circulação rodoviária continua hoje à noite condicionada junto ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, devido à paralisação dos taxistas, que permanecem desde manhã na Rotunda do Relógio em protesto contra a atividade das plataformas Uber e Cabify.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da Polícia de Segurança Pública (PSP), Sérgio Soares, explicou que "o condicionamento que existe é apenas na Rotunda do Relógio", mas frisou que os agentes estão "a direcionar o trânsito que vem da Avenida Gago Coutinho" para fazer "a inversão de marcha na rotunda dos Olivais e entrar novamente na Segunda Circular".

"O trânsito é já pouco neste momento e mesmo a Segunda Circular está normalizada para a hora em que estamos, num dia de semana", acrescentou, falando à Lusa no local pelas 19:10.

No que toca às viaturas dos manifestantes, explicou que o congestionamento se regista apenas "entre a Rotunda do Relógio e o hotel [Tryp Lisboa] Aeroporto e nas imediações do aeroporto, não havendo mais nenhuma via abrangida".

"À exceção desta zona, a circulação automóvel está regularizada", adiantou.

Os profissionais do setor estão em luta contra a regulação proposta pelo Governo da atividade das plataformas de transportes de passageiros como a Uber ou a Cabify e tinham como destino a Assembleia da República, mas pararam o protesto na zona do aeroporto de Lisboa após incidentes na rotunda do Relógio.

As plataformas Uber e Cabify (as únicas do género a operar em Portugal) permitem pedir carros descaracterizados de transporte de passageiros através de uma aplicação para 'smartphones', mas os operadores que a elas estão ligados não têm de cumprir os mesmos requisitos - financeiros, de formação e de segurança - do que os táxis.

AYMN/FYS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Homicídios por violência doméstica e pedidos de ajuda aumentam na época do Natal

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) alerta que as situações de homicídio e pedidos de ajuda por violência doméstica aumentam no Natal e passagem de ano, por causa da pressão das festas natalícias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.