Transferidos 70 polícias da Unidade de Polícia Pacificadora das favelas brasileiras

| Mundo
Porto Canal / Agências

Rio de Janeiro, 04 nov (Lusa) -- Cerca de 70 agentes da Unidade de Polícia Pacificadora ligada ao desaparecimento e morte de um morador da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, foram transferidos por razões psicológicas, revelou um comandante da unidade no domingo.

De acordo com o sítio de notícias G1, que cita o coronel Frederico Caldas, coordenador daquela força especial das favelas brasileiras, os agentes foram transferidos porque se "sentiam perseguidos e intimidados" após a polémica do desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza.

O pedreiro nunca mais foi visto desde que terá sido sequestrado por agentes da polícia em julho.

Cerca de 25 elementos do contingente de 700 agentes da unidade destacada na Rocinha foram recentemente presos pelo seu envolvimento na tortura e morte de Amarildo de Souza e por tentarem imputar a culpa aos traficantes de droga da favela.

O corpo daquele trabalhador nunca foi encontrado e o seu desaparecimento desencadeou vários protestos de moradores da favela, nomeadamente pela ausência de explicações da polícia.

Dezenas de pessoas desfilaram sábado na favela, no dia em que se assinalou o culto dos mortos e com o objetivo de realizarem um funeral simbólico para Amarildo de Souza.

Os manifestantes, que se deslocaram ao posto da unidade policial na favela, estavam 'mascarados' com fotografias de Amarildo de Souza e exigiram às autoridades a entrega do corpo da vítima.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.