Kerry admite que espionagem foi "demasiado longe"

Kerry admite que espionagem foi "demasiado longe"
| Mundo
Porto Canal

O secretário de Estados dos Estados Unidos, John Kerry, disse na quinta-feira, em videoconferência, que a espionagem norte-americana foi "demasiado longe", algo que atribuiu ao facto de a política de informações secretas ter estado em "piloto automático".

Kerry fez estas declarações numa ligação por vídeo com Londres, onde se realiza até hoje uma conferência sobre governabilidade e participação da sociedade civil.

"Não há dúvida de que o Presidente, eu próprio e outros no Governo norte-americano, temos conhecido detalhes de atos que têm acontecido em piloto automático, porque a tecnologia estava assim e se manteve ao longo de um extenso período", justificou Kerry.

"Em alguns casos, reconheço, como fez o Presidente (Barack Obama) que estas ações foram demasiado longe e vamos assegurar que não acontecerão novamente no futuro", prometeu o chefe da diplomacia norte-americana.

Entretanto, Edward Snowden, o ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, que revelou vários episódios de espionagem está disposto a depor no tribunal e no Bundestag (câmara baixa) da Alemanha, divulgou no seu site o jornal "Süddeutsche Zeitung ".

Snowden, que se encontra exilado em Moscovo, informou esta decisão numa reunião que manteve na quinta-feira na capital russa com o deputado de Os Verdes e membro da Comissão de Assuntos Secretos do Bundestag, Hans-Christian Strobele.

Segundo Strobele, Snowdem "está bem e com bom aspeto" e "deixou claro que sabe muito".

O deputado acrescentou que Snowden lhe entregou uma carta destinada ao Governo alemão, Bundestag e Procuradoria-Geral.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.