Dois atentados suicidas frustrados na Tunísia

| Economia
Porto Canal / Agências

Tunes, 30 out (Lusa) - O governo tunisino anunciou hoje que foi evitado hoje um atentado suicida, pouco antes de um outro bombista suicida se ter feito explodir numa praia deserta numa estância balnear.

O atentado que a polícia conseguiu impedir visava o mausoléu do antigo Presidente Habib Bourgiba, no centro da localidade de Monastir, 160 quilómetros a sul da capital, Tunes.

O porta-voz do Ministério do Interior, Mohamed Ali Laroui, indicou que "foi detido um jovem na posse de explosivos", precisando que o suspeito, de 18 anos, "tinha uma mala com uma bomba que ia detonar" junto ao mausoléu, um edifício imponente no centro de Monastir.

A detenção ocorreu pelas 10:00 locais (09:00 em Lisboa), pouco antes de outro ataque suicida se ter verificado em Sousse, uma zona balnear perto de Monastir.

O bombista suicida visava um hotel, mas foi detetado pela polícia e acabou por fugir para uma praia, onde detonou a bomba que transportava, sem fazer mais vítimas.

Ali Laroui afirmou que as unidades antiterrorismo tunisinas estavam à procura de um cúmplice e que já está em curso uma investigação para se conseguir entender o que aconteceu.

APN // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Consignação do IRS. Instituições receberam mais de 33 milhões de euros em 2023

Os contribuintes consignaram 33,2 milhões de euros de IRS em 2023, superando os 30,5 milhões atribuídos um ano antes, segundo dados do Ministério das Finanças.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.