Presidente do PE lembra que gerações de colombianos esperavam pela paz no país

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 25 ago (Lusa) -- O presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, lembrou hoje que "gerações de colombianos" aguardavam a paz, saudando o acordo entre o Governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Schulz considerou, em comunicado, que "gerações de colombianos esperavam por este momento e muitos pensavam que nunca chegaria".

"O dia de hoje celebra aqueles que, pela perseverança e coragem, nunca deixaram de acreditar na paz", referiu ainda.

Salientando a disponibilidade da União Europeia para assegurar que o acordo resulte numa paz sustentável, Schulz cumprimentou todas as partes envolvidas nas negociações pelo resultado alcançado.

Bogotá e as FARC anunciaram na quarta-feira um acordo de paz sem precedentes, depois de quatro anos de duras negociações em Cuba, para acabar com 52 anos de guerra civil.

"Chegámos a um acordo para a paz final, completa e final", lê-se num texto assinado por ambas as partes e lido pelo diplomata cubano Rodolfo Benitez, em Havana, sede das negociações da Colômbia, desde novembro de 2012.

A guerra, que começou em 1964, é o último grande conflito armado nas Américas e provocou a morte a 260.000 pessoas, deslocou 6,8 milhões e deixou 45.000 desaparecidos.

IG (MSE)// JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.