Presidente da Colômbia saúda acordo que marca fim da "tragédia da guerra"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bogotá, 25 ago (Lusa) -- O Presidente da Colômbia saudou, na noite de quarta-feira, com "profunda emoção" e uma "grande alegria", o histórico acordo de paz alcançado entre o governo e as FARC, congratulando-se com o fim da "tragédia da guerra".

"Colombianos, dirijo-me hoje a vocês com uma profunda emoção, uma grande alegria. Hoje começa o fim do sofrimento, da dor, da tragédia da guerra", declarou Juan Manuel Santos, durante um discurso, a partir do palácio presidencial Casa de Nariño, em Bogotá.

O Presidente colombiano -- que falou ao país imediatamente depois do anúncio oficial do acordo de paz, feito em Havana, ao fim de quase quatro anos de negociações -- revelou que ainda hoje vai enviar ao Congresso o texto do acordo de paz firmado entre o governo e a maior guerrilha do país, para que seja convocado o plebiscito previsto que, segundo anunciou, vai realizar-se a 02 de outubro.

O Presidente recordou que a realização do referendo -- em que os colombianos vão responder se aprovam ou não o acordo do fim do conflito com as FARC -- resulta do cumprimento da promessa que fez aos colombianos de que "teriam a última palavra" relativamente ao negociado.

Sublinhando que a paz é "a vitória de todos os colombianos", Juan Manuel Santos considerou que o acordo alcançado constitui uma oportunidade para se construir, em conjunto, "uma paz estável e duradoura", colocando termo a mais de meio século de conflito armado.

A guerra, que começou em 1964, é o último grande conflito armado nas Américas e provocou a morte a 260.000 pessoas, deslocou 6,8 milhões e deixou 45.000 desaparecidos.

DM (MSE) // DM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.