Já arderam 100 mil hectares de território português

Já arderam 100 mil hectares de território português
| País
Porto Canal (AYQ)

Os incêndios deste ano contabilizam mais de 100 mil hectares de área ardida, 11 detidos, 333 identificados, 901 contraordenações e 11201 ocorrências.

Os incêndios que deflagraram ao longo deste ano, por todo o país, contabilizam em mais de 100 mil hectares a área ardida. Até ao final desta segunda-feira, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 11 pessoas por crime de incêndio e identificou outras 333, segundo fonte da GNR em declarações ao Porto Canal. A GNR contabiliza ainda 11201 ocorrências, que provocaram uma área ardida superior a 100 mil hectares. Ao que o Porto Canal conseguiu apurar, junto da GNR, desde o início do ano e até ao final desta segunda-feira, foram registadas 901 contraordenações por infrações da lei.

Importa relembrar que os incêndios que se propagaram por todo o país necessitaram de ajuda externa, sendo que Espanha, Itália, Marrocos e Rússia enviaram para Portugal sete meios aéreos para ajudar no combate às chamas.

Os incêndios ainda não deram tréguas ao país e, de acordo com o site da Proteção Civil, decorrem ainda 46 ocorrências esta terça-feira. A combater as chamas estão 1553 operacionais, 455 meios terrestres e 11 meios aéreos (oito dos quais estão no de Santarém). Os incêndios ainda em curso e considerados os mais graves por agora são o de Santarém (freguesias de Outeiro da Cortiçada e Arruda dos Pisões), Lisboa (freguesia de Lumiar), Beja (freguesia de São Teotónio), Viseu (freguesia de Paus) e Santarém (freguesia de Fontes).

Em comunicado divulgado pela agência Lusa a 18 de agosto, a GNR afirma que apenas dois por cento dos incêndios foram por causas naturais, 37% deveram-se a negligência, 19% foram intencionais, 35% têm causas desconhecidas e sete por cento deveram-se a reacendimentos. O incêndio de Arouca (oito de agosto) regista maior extensão de área ardida, 25.864 hectares, seguindo-se Águeda, 7.761 hectares, e depois Arcos de valdevez, 3.676 hectares. Em Vale de Cambra arderam 3.676 hectares e em Anadia foram 3.104 hectares.

 

 

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.