Quatro navios chineses avistados junto a ilhas disputadas pela China e Japão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, Japão, 28 out (Lusa) -- Quatro navios chineses entraram hoje nas águas junto às ilhas disputadas pela China e pelo Japão, informou a guarda costeira japonesa.

De acordo com as autoridades nipónicas, os navios chineses entraram nas águas das ilhas Senkaku, controladas pelo Japão e reivindicadas por Pequim sob o nome Diaoyu, às 10:00 (01:00 em Lisboa).

Esta nova incursão, a 68.ª desde que o Japão adquiriu, em setembro de 2012, três das ilhas a um particular japonês por 2.050 milhões de ienes (15,2 milhões de euros), surge um dia depois do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ter afirmado que o seu Governo não irá tolerar "qualquer mudança pela força do 'statu quo'" do arquipélago.

As Senkaku estão localizadas a 200 quilómetros a nordeste da costa de Taiwan, que também as reivindica, e a 400 quilómetros a oeste da ilha japonesa de Okinawa, suspeitando-se que o fundo marinho na região contenha importantes recursos energéticos.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.