Asteroide gigante aproximou-se quase 6 mil milhões de quilómetros da Terra

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 01 jun (Lusa) - O asteroide gigante 1998 QE, cinco vezes maior do que um navio transatlântico, aproximou-se na sexta-feira da Terra até à sua posição mais próxima do planeta: 5,8 milhões de quilómetros, informou a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA).

De acordo com a NASA, o objeto espacial não voltará a passar próximo da Terra até 2028 e apenas o fará a mais de 73 milhões de quilómetros, pelo que os cientistas aproveitaram o momento de hoje para poder captar imagens o mais próximas possível do asteroide.

A NASA explicou também que o 1998 QE não voltará a passar tão perto da Terra durante dois séculos.

O momento em que a distância entre o asteroide gigante e a Terra foi mais curta aconteceu às 21:59 [hora de Portugal] na costa leste dos Estados Unidos.

Por essa altura, o asteroide e o planeta estiveram a uma distância equivalente a quinze viagens entre a Lua e a Terra.

Apesar do seu avistamento, mesmo no momento em que esteve mais perto da Terra não foi possível vê-lo com binóculos, já que o seu brilho visual máximo se situou na magnitude 11, tornando necessária a observação com telescópios de grande porte.

A magnitude é o grau de brilho de uma estrela de acordo com a vista humana, sendo as mais brilhantes classificadas como de magnitude 1.

A olho nu e em condições ideais, os humanos podem ver as estrelas até à magnitude 6.

O asteroide de 2,7 quilómetros de diâmetro foi descoberto pelo programa Lincoln de Investigação de Asteroides Próximos da Terra do Instituto Tecnológico de Massachusets em Socorro, Novo México, a 19 de agosto de 1998.

Os Estados Unidos têm o programa mais dotado do planeta para a deteção e rastreio de objetos nas regiões próximas da Terra e, até agora, descobriram cerca de 98% desses corpos.

Tanto a Casa Branca como a NASA viram na ocasião interesses que vão além do científico: em tempos de austeridade fiscal, o Governo tenta convencer o Congresso da necessidade de atribuir fundos para a vigilância de objetos espaciais que se aproximem do planeta.

ACG // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.