Política orçamental do Governo não tem emenda - Pedro Silva Pereira

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 out (Lusa) - O deputado socialista e ex-ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, considera que a política orçamental do Governo não tem emenda e que o executivo estará "sozinho com os partidos da maioria" na aprovação do Orçamento Retificativo.

"O governo estará sozinho com os partidos da maioria, como escolheu", afirmou Pedro Silva Pereira durante o debate do segundo orçamento retificativo que começou hoje em debate no Parlamento.

O deputado socialista afirmou ainda que "não há ano em que este Governo não tenha de fazer três orçamentos".

"Começa por apresentar o orçamento inicial, em que normalmente ninguém acredita, poucos meses depois reconhece que o orçamento não serve e apresentam um primeiro orçamento retificativo, mas o ano não termina sem que o Governo tenha que vir aqui retificar o orçamento outra vez. Foi assim em 2011, está a ser assim em 2013. Contas feitas foram seis orçamentos, seis, em apenas dois anos", acusou.

"Estamos aqui agora mais uma vez, para discutir a retificação do retificativo, ou mais exatamente para discutir o retificativo do orçamento retificado, ou se preferirem, o orçamento retificativo daquele primeiro orçamento retificativo que retificou o orçamento inicial e que entretanto já foi retificado. Por mais retificações que o Governo faça temos sempre mais do mesmo, porque esta política orçamental com este Governo não tem emenda por mais retificações que se faça", disse ainda.

No entanto, sublinhou o ex-governante, a meta do défice orçamental para este ano não será cumprida, tal como diz o atual Governo. O que irá acontecer é que "a 'troika' fechará os olhos ao falhanço da meta do défice".

O PS considera também que falhou a recuperação da economia e do emprego, e do tão falado novo ciclo de investimento, tal como preconizado pelo executivo.

NM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.