Portugal aguarda na próxima semana parecer da Comissão Europeia sobre sardinha

| Economia
Porto Canal com Lusa

Horta, Açores, 22 jul (Lusa) -- A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou hoje que espera receber na próxima semana o parecer da Comissão Europeia ao plano conjunto de Portugal e Espanha para a pesca sustentável da sardinha.

"Espero na próxima semana ter um parecer da Comissão sobre esta matéria e poder tomar uma decisão internamente", referiu Ana Paula Vitorino, à margem da conferência "Política Marítima Integrada -- Balanço e Desafios Futuros", que decorre na Horta, ilha do Faial, nos Açores.

O plano de sustentabilidade para as capturas de sardinha na Península Ibérica foi apresentado à Comissão Europeia na terça-feira, documento que prevê um aumento "substancial" de capturas possíveis este ano.

Ana Paula Vitorino precisou, em Bruxelas, que o plano prevê que Portugal e Espanha possam capturar este ano até um total de 17 mil toneladas de sardinha, cerca de dois terços para Portugal e outro terço para Espanha, à imagem do que tem sido o "histórico".

"Aquilo que ficou combinado na terça-feira, quando reuni com a Comissão, é que nós iríamos enviar ainda esta semana a formalização do pedido, com a justificação socioeconómica e científica. Essa justificação foi enviada na quinta-feira", revelou hoje a ministra do Mar.

RME/RF (ACC/IG)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.