17 detidos no exterior de convenção do Partido Republicano

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cleveland, Estados Unidos, 21 jul (Lusa) -- A polícia deteve 17 pessoas na quarta-feira em Cleveland, Estados Unidos da América, no exterior da convenção do Partido Republicano, depois de manifestantes terem tentado queimar bandeiras do país e de agentes terem sido agredidos.

Dois polícias foram agredidos e sofreram "escoriações ligeiras", disse o chefe da polícia de Cleveland, Calvin Williams.

Um manifestante tentou atear fogo a uma bandeira norte-americana, tendo incendiado as suas próprias calças. O agente tentou apagar as chamas e o manifestante agrediu-o, disse Williams. Durante a escaramuça, o fogo propagou-se às roupas de outras duas pessoas no local.

As tensões aumentaram na rua em frente à entada para o Quicken Loans Arena, onde os republicanos se reúnem na convenção de nomeação de Donald Trump para candidato a presidente dos Estados Unidos nas eleições deste ano.

Antes disso, um grupo autointitulado Revolution Club divulgou um comunicado de imprensa a dizer que Joey Johnson, "um famoso revolucionário comunista e incendiário de bandeiras" iria causar desobediência civil em Cleveland.

A polícia não identificou os detidos, mas um membro do grupo disse que Johnson estava entre eles.

Uma mulher do mesmo grupo tentou queimar uma segunda bandeira, mas foi impedida pela polícia.

Nos três dias da convenção republicana foram realizadas 22 detenções, segundo as autoridades.

FV // MP

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.