UE/Cimeira: Barroso apela a maior envolvimento dos parceiros sociais na governação económica

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 24 out (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, apelou hoje, em Bruxelas, a um maior empenho dos parceiros sociais na União Económica e Monetária (UEM) e na governação económica, no âmbito do Semestre Europeu.

"As considerações sócio económicas têm que ser mais proeminentes nas estruturas da governação económica e os parceiros sociais, a nível europeu e nacional, têm que se envolver mais neste processo", disse José Manuel Durão Barroso, no final da Cimeira Social Tripartida, que antecedeu o Conselho Europeu de hoje e sexta-feira.

A reunião de alto nível com os parceiros sociais europeus teve como tema "As próximas etapas para a dimensão social da UEM/UE: melhorar as políticas, bem como a respetiva aplicação e acompanhamento".

A Cimeira Social Tripartida é uma instância de diálogo entre as instituições da UE - representadas pelos presidentes Comissão Europeia, do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, e, neste caso, pela Presidente da Lituânia, Dalia Grybauskait, país que assume a presidência semestral da UE.

Os parceiros sociais são representados pela associação europeia de empregadores, BusinessEurope, e pela Confederação Europeia dos Sindicatos (CES).

A cimeira social serviu ainda para debater a proposta da Comissão Europeia de criar um novo painel de avaliação que permita identificar melhor e mais cedo os principais problemas de desemprego e sociais, no âmbito do Semestre Europeu.

IG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.