Brexit: Governo acompanha "com serenidade" impacto no turismo

| Economia
Porto Canal com Lusa

Paris, 29 jun (Lusa) - O Governo está a acompanhar "com serenidade" as consequências da decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, disse a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, à Lusa, em Paris.

"Estamos a acompanhar, naturalmente, mas com serenidade", disse a governante quando questionada sobre se o Governo está preocupado com o eventual impacto do 'Brexit' no setor do turismo em Portugal.

"O turismo em Portugal continua a acontecer. Não temos qualquer reflexo negativo do 'Brexit' ainda neste momento, não há nenhuma sinalização de nenhum problema. Vamos acompanhando - claramente tem de ser acompanhado - e garantir que são encontradas as melhores soluções para salvaguardar a situação dos ingleses em Portugal", explicou Ana Mendes Godinho.

A secretária de Estado acrescentou que o mercado do turismo inglês "é um mercado já muito consolidado em Portugal, há muitos anos" e que "já atravessou vários momentos e tem demonstrado sempre grande capacidade de adaptação a Portugal, principalmente porque há muito interesse por parte do Reino Unido pelo destino Portugal".

"Temos cada vez mais de garantir que fidelizamos o mercado do Reino Unido e estamos à altura de responder à procura do Reino Unido e de fidelizar os nossos clientes", continuou.

Ana Mendes Godinho participou, hoje, na conferência de imprensa do Sindicato das Empresas dos Operadores Turísticos franceses, na Embaixada de Portugal em Paris, onde está, desde esta terça-feira, a reunir com "jornalistas, bloggers, operadores turísticos e companhias aéreas" no âmbito da consulta pública em curso, para a Estratégia Turismo 2027 (ET27) que se insere no próximo quadro comunitário de apoio 2021-2027.

Nas reuniões estiveram presentes empresas como a Look Voyages, Promovacances, Voyage Privé, Carrefour Voyages, Ogideo, Top of Travel, ThalassoN1, Transavia, TAP, easyvoyages, Associação das agências de viagem francesas, Associação dos Operadores Turísticos franceses e associação dos jornalistas de turismo.

Depois de Paris, a agenda da consulta aos mercados internacionais vai continuar em Londres, Frankfurt e Colónia, de 11 a 14 de julho, e em Madrid, a 20 de julho.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o 'Brexit' (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira.

Logo na sexta-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a sua demissão, com efeitos em outubro, e os líderes da UE defenderam uma saída rápida do Reino Unido.

CAYB // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.