Brexit: Hollande afirma que "não se deve castigar" Reino Unido

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 28 jun (Lusa) -- O presidente de França, François Hollande, disse hoje que "não se deve castigar o Reino Unido", embora sublinhando que o país "assumiu um risco" e "durante um tempo, vai sofrer as consequências".

"Não se deve castigar o Reino Unido, e muito menos quando a decisão foi tomada soberanamente, mas assumiu um risco e o povo britânico deve saber que durante um tempo vai sofrer as consequências", afirmou, em conferência de imprensa, depois da cimeira europeia sobre a saída daquele país do bloco europeu.

François Hollande salientou que é necessário evitar que a Europa "seja afetada" e pediu "unidade" e "rapidez" no processo de negociação para responder "às prioridades dos europeus".

"Castigar seria suspender os direitos e obrigações do Reino Unido. Isso será inadmissível. Mas ao mesmo tempo faz falta que haja um compromisso na negociação. Para sair, é preciso negociar", afirmou.

O presidente francês afirmou que os Estados-membros da União Europeia explicaram ao Reino Unido que não haverá negociações, enquanto o país não ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que dará início às mesmas.

MSE // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.