Brexit: Alteração às regras de livre circulação é chave nas relações com UE

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 28 jun (Lusa) -- Uma alteração às regras de livre circulação de pessoas na Europa é a "chave" das relações entre o Reino Unido e a União Europeia, disse hoje o primeiro-ministro britânico, David Cameron, aos seus homólogos europeus, em Bruxelas.

Na quinta-feira, os britânicos decidiram por referendo abandonar a União Europeia.

Segundo fonte da comitiva do primeiro-ministro britânico, David Cameron disse no jantar com os líderes dos outros 27 Estados-membros que o Reino Unido e a União Europeia devem "ter relações económicas o mais próximas possível e que a chave para continuarem próximos é estudar uma alteração à livre circulação de pessoas", disse a fonte.

Uma outra fonte do Governo afirmou que David Cameron também explicou durante o jantar as razões pelas quais os britânicos que votaram a favor da saída do bloco europeu.

"Um dos fatores determinantes na votação a favor do Brexit foi, segundo David Cameron, que o acesso ao mercado único europeu implica a aceitação da livre circulação de pessoas", explicou a fonte.

David Cameron anunciou horas depois de conhecido o resultado do referendo a sua demissão, com efeitos a partir de outubro.

Apesar da pressão de outros líderes europeus, o primeiro-ministro britânico recusou-se a ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que formaliza o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

MSE // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.