Brexit pode ser oportunidade para a União Europeia - Marcelo

| Política
Porto Canal com Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que a saída do Reino Unido pode ser "uma oportunidade" para a União Europeia "refletir e repensar o seu rumo".

Em declarações aos jornalistas, num hotel de Casablanca, depois de ter estado reunido com o rei de Marrocos, Marcelo Rebelo de Sousa, adiantou que Mohamed VI faz uma leitura semelhante das consequências do referendo britânico desta quinta-feira.

"Nós aí apreciámos a situação, o que ela era de desafio para a Europa. Mas estivemos, no fundo, a concordar no essencial quanto a que era uma oportunidade para a Europa, desde que a Europa soubesse naturalmente essa oportunidade para refletir e repensar o seu rumo", afirmou o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou hoje à tarde a Casablanca para uma visita de cerca de oito horas ao Reino de Marrocos, preenchida com encontros institucionais com o rei Mohamed VI, com o primeiro-ministro, Abdelilah Benkirane, e com os presidentes das duas câmaras parlamentares marroquinas.

+ notícias: Política

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".