PM do Japão pede cooperação entre países do G7 para estabilizar mercados

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 28 jun (Lusa) -- O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, apelou hoje à cooperação entre os países do G7 para que sejam tomadas medidas destinadas a estabilizar os mercados financeiros e de divisas após os abalos que têm sofrido devido ao "Brexit".

"É importante que o G7 una forças e continue a enviar a mensagem aos mercados de que faremos todo o possível para conquistar a estabilidade", assinalou o chefe do Governo do Japão, país que ocupa a presidência rotativa do grupo dos sete países mais industrializados (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido), durante uma reunião do Executivo com representantes empresariais.

O encontro também contou com o ministro das Finanças japonês, Taro Aso, e com o governador do Banco do Japão (BoJ), Haruhiko Kuroda, os quais destacaram, a par com Abe, a necessidade de se "seguir de perto os movimentos do mercado" e de "tomar medidas se necessário".

A reunião de hoje realizou-se num contexto de volatilidade da bolsa de Tóquio, em linha com a instabilidade sentida nas principais praças europeias e nos Estados Unidos, na véspera, devido à vitória da saída do Reino Unido da União Europeia no referendo de quinta-feira.

A praça financeira japonesa continuou hoje no 'vermelho' por causa da incerteza gerada pelo "Brexit", apesar de ter moderado as perdas na pausa.

A bolsa de Tóquio acusou a valorização da divisa nipónica -- considerada uma moeda de refúgio em tempos de incerteza -- face ao dólar, ao euro e à livra esterlina, uma tendência que prejudica os exportadores japoneses.

DM // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.