Demitiu-se comissário europeu britânico, Jonathan Hill

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 25 jun (Lusa) - O comissário europeu britânico, Jonathan Hill, anunciou hoje que se demite do cargo na sequência do 'brexit' e mostrou-se "muito desapontado" com o resultado do referendo.

"Posto que passamos para uma nova fase, eu não acredito que esteja certo prosseguir como comissário britânico como se nada tivesse acontecido", afirmou num comunicado Hill, que tinha a pasta da Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e União dos Mercados de Capitais.

"Em linha com o que tinha falado com o presidente da Comissão há algumas semanas, eu disse-lhe que me demito", afirmou Hill numa alusão ao líder da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Hill - antigo membro da Câmara dos Lordes nomeado pelo primeiro-ministro britânico cessante, David Cameron, para membro da Comissão Europeia de Juncker em 2014 - pediu uma "passagem de serviço ordeira" para o sucessor.

"Como muita gente aqui e no Reino Unido, obviamente estou muito desapontado com o resultado do referendo. Gostava que acabasse de maneira diferente ... mas o povo britânico tomou uma decisão diferente, e isso é a forma como a democracia funciona", afirmou.

Hill afirmou que foi para Bruxelas apesar de ser "cético em relação à Europa", mas que se convenceu que "apesar da frustração a pertença do Reino Unido era boa para o papel (do Reino Unido) no mundo e boa para a economia (britânica)".

"Mas o que está feito está feito e agora temos que avançar para o novo relacionamento com a Europa e trabalhar tão bem quanto possível", referiu.

MC // SO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.