MP abre processo de promoção e proteção de filha da mulher filmada a ter sexo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 15 jun (Lusa) - O Ministério Público requereu a abertura de processo judicial de promoção e proteção dos direitos da criança envolvida no processo do casal filmado a ter relações sexuais numa praia em Paredes de Coura, informou hoje a Procuradoria-Geral Distrital do Porto.

Em nota publicada na sua página na internet, aquela procuradoria acrescenta que o Ministério Público determinou a abertura de um inquérito para investigação dos factos, por estes poderem integrar a prática de infração criminal de natureza pública, nomeadamente a de abuso sexual de crianças.

Um casal foi filmado por populares, no sábado, numa praia fluvial em Paredes de Coura, a manter relações sexuais, na presença de uma criança de seis anos, filha da mulher.

O vídeo foi depois publicado nas redes sociais.

Residente em Guimarães, a mulher está separada e tinha a seu cuidado dois filhos menores, de 6 e 9 anos, que agora foram afastados do seu convívio pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) daquele concelho.

"Os menores foram afastados da fonte de risco ou perigo", referiu à Lusa fonte da CPCJ.

O caso foi participado à GNR por uma pessoa de Sines, que viu o vídeo nas redes sociais e ligou para o posto de Paredes de Coura.

A GNR levantou o auto de notícia e participou o caso à Polícia Judiciária, por envolver uma menor e por o vídeo ter sido divulgado na internet.

Entretanto, e como disse hoje à Lusa fonte judicial, o processo do casal filmado na praia de Paredes de Coura foi classificado como abuso sexual de menores e entregue ao tribunal de Viana do Castelo.

Fonte judicial adiantou hoje à Lusa que o inquérito envolve dois arguidos, indiciados por abuso sexual de menor, e corre no Ministério Público de Viana do Castelo, aguardando-se a conclusão da investigação, a cargo da Polícia Judiciária (PJ) de Braga.

De acordo com a PJ, os autores do vídeo e da sua publicação na Internet poderão incorrer em crimes de devassa da vida privada e de gravações ou fotografias ilícitas.

VCP/ABYC // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.