Filhos da mulher filmada a fazer sexo foram "afastados" da mãe - Comissão de Menores

| Norte
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 15 jun (Lusa) -- Dois filhos menores da mulher filmada no sábado a praticar relações sexuais numa praia em Paredes de Coura foram "afastados" da mãe, informou hoje fonte da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Guimarães.

"Os menores foram afastados da fonte de risco ou perigo", referiu a fonte.

Acrescentou que o processo foi hoje remetido para o Ministério Público e que, a partir de agora, "vão ser avaliadas alternativas" para o acolhimento futuro dos menores.

"Neste primeiro momento, o importante era salvaguardar o interesse dos menores, afastando-os da fonte de risco ou perigo, e isso foi feito de imediato", disse ainda.

Um casal foi filmado por populares, no sábado, numa praia fluvial em Paredes de Coura, a manter relações sexuais, na presença de uma criança de seis anos, filha da mulher.

O vídeo foi depois publicado nas redes sociais.

O caso foi participado à GNR por uma pessoa de Sines, que viu o vídeo nas redes sociais e ligou para o posto de Paredes de Coura.

A GNR levantou o auto de notícia e participou o caso à Polícia Judiciária, por envolver uma menor e por o vídeo ter sido divulgado na internet.

Residente em Guimarães, a mulher está separada e tinha a seu cuidado dois filhos menores, de 6 e 9 anos, que agora foram afastados do seu convívio pela CPCJ.

"Foi uma decisão que teve a autorização dos pais. Tanto o pai como a mãe sabem onde estão os filhos, em que circunstâncias e porquê", garantiu a fonte da CPCJ.

Um outro filho da mesma mulher, de 14 anos, também já está institucionalizado.

Entretanto, e como disse hoje à Lusa fonte judicial, o processo do casal filmado na praia de Paredes de Coura foi classificado como abuso sexual de menores e entregue ao tribunal de Viana do Castelo.

"O inquérito, que envolve dois arguidos, indiciados por abuso sexual de menor, corre no Ministério Público de Viana do Castelo, aguardando-se a conclusão da investigação, a cargo da Polícia Judiciária (PJ) de Braga", acrescentou a fonte.

Na terça-feira a PJ informou que "já há arguidos" no processo mas escusou-se a adiantar quem são.

"Já foram ouvidos alguns intervenientes, já foi analisado o vídeo entretanto publicado na internet e a investigação continua, com outras diligências", acrescentou.

De acordo com a PJ, os autores do vídeo e da sua publicação na Internet, por sua vez, poderão ter de responder por crimes de devassa da vida privada e de gravações ou fotografias ilícitas.

VCP/ABYC // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.