Defesa de Ricardo Salgado confirma multa de 4 ME e vai apresentar recurso

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 jun (Lusa) -- O Banco de Portugal aplicou uma multa de quatro milhões de euros a Ricardo Salgado, no âmbito do processo de contraordenação instaurado pelo supervisor a 15 administradores do BES, confirmou hoje à Lusa o advogado do ex-presidente do banco.

A notícia sobre a aplicação da multa ao antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES) foi avançada inicialmente pela edição 'online' do semanário Expresso e confirmada à Lusa pelo advogado Francisco Proença de Carvalho.

O advogado disse ainda à Lusa que "só hoje foram notificados da decisão do Banco de Portugal" mas vão apresentar recurso "oportunamente".

Numa declaração escrita divulgada após a publicação da notícia pelo Expesso, Francisco Proença de Carvalho afirma tratar-se de "uma decisão de uma parte interessada, que estava já pré-definida antes do suposto apuramento dos factos".

"Isto não é um processo, é uma farsa", considerou o advogado.

De acordo com o Expresso, além da multa, Ricardo Salgado fica "inibido de exercer qualquer atividade no setor financeiro pelo período de dez anos, no âmbito do processo de contraordenação instaurado pelo supervisor a 15 administradores do banco".

A condenação de Salgado resulta, segundo o jornal, "da investigação do Banco de Portugal sobre a colocação em larga escala de dívida (papel comercial) da Espírito Santo International (ESI) junto de clientes do BES e da gestora de ativos do grupo, a ESAF - Espírito Santo Activos Financeiros".

As condenações do Banco de Portugal são passíveis de recurso para os tribunais.

SMS // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.