Há um novo e brutal pacote de austeridade - PS

| Política
Porto Canal / Agências
Lisboa, 15 out (Lusa) - O PS considerou hoje que a proposta de Orçamento para 2014 contém um "novo" e "brutal" pacote de austeridade e revela que os sacrifícios pedidos aos portugueses em 2013 foram totalmente perdidos para a recessão. A posição foi transmitida pelo vice-presidente da bancada socialista Pedro Marques, após a ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, ter apresentado a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2014. De acordo com Pedro Marques, "em relação a 2013, que influenciará o Orçamento para 2014, a marca é cinco mil milhões de euros de austeridade, todo o enorme aumento de impostos perdido para a recessão". "Depois de cinco mil milhões de euros de austeridade em 2013, o défice que vai passar para 2014 é o mesmo do que quando começámos o ano. Os sacrifícios dos portugueses foram todos perdidos para a austeridade provocada pelas próprias políticas recessivas do Governo", sustentou o dirigente do Grupo Parlamentar do PS. Pedro Marques observou depois que, ao contrário do que fora dito há dias [pelo vice-primeiro-ministro] Paulo Portas verifica-se "afinal um novo e brutal pacote de medidas de austeridade, caso dos cortes de pensões ou do muito maior corte de salários na função pública" A proposta de Orçamento hoje entregue no parlamento pela ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, prevê que "uma redução remuneratória progressiva entre 2,5 por cento e 12 por cento, com caráter transitório, às remunerações mensais superiores a 600 euros de todos os trabalhadores das administrações públicas e do Setor Empresarial do Estado, sem qualquer exceção, bem como dos titulares de cargos políticos e outros altos cargos públicos". No documento, o Governo refere que o défice orçamental deste ano vai atingir 5,9 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), superando os 5,5 por cento estabelecidos para 2013 entre o Governo e a 'troika' (Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) e aponta para um crescimento económico de 0,8 por cento e uma taxa de desemprego de 17,7 por cento em 2014. PMF // SMA Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.