Preço da sardinha e importações disparam em 2015 devido a limites de pesca

| Economia
Porto Canal com Lusa

A quantidade de sardinha transacionada nas lotas portuguesas foi em 2015 a mais baixa de sempre, enquanto o preço disparou para o valor mais elevado dos últimos 20 anos, com as importações a atingir o dobro das capturas.

Actualizado 01-06-2016 17:17

Segundo as Estatísticas da Pesca divulgadas hoje pelo INE, as restrições à pesca de sardinha reforçaram, por outro lado, a importância de espécies pouco valorizadas, como a cavala, que foi o peixe mais pescado no ano passado em Portugal, com 46,4 mil toneladas, um terço do total.

As 140,8 mil toneladas de pescado fresco ou refrigerado capturadas pela frota nacional renderam, no mercado de primeira venda, 261 milhões de euros (+5,4% do que em 2014), mas o preço médio do peixe descarregado não foi além dos 1,81% euros por quilo, o mais baixo desde 2012.

Já no caso da sardinha, o preço médio das transações subiu para 2,19 euros, o mais elevado em vinte anos, face à escassa quantidade de peixe vendido em lota (13.729 toneladas, das quais 13.690 no Continente).

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.