Caixa Geral de Depósitos precisa de 600 ME até ao fim do ano

Caixa Geral de Depósitos precisa de 600 ME até ao fim do ano
| Economia
Porto Canal (VYP)

Até ao final de 2016, a Caixa Geral de Depósitos (CGD)precisa de 600 milhões de euros, em capital, para cumprir as exigências do Banco de Portugal(BdP) que entram em vigor no mês de janeiro de 2017.

A CGD tem de elevar o rádio Core Tiere 1 em 1%. Esta é uma exigência do BdP, na qual a percentagem exigida corresponde ao “nível mínimo de capital que as instituições devem ter em função de requisitos próprios da atividade financeira”, indica o DN.

O Governo e a CE estão em contacto para a capitalização a Caixa, “as regras europeias dizem que uma injeção de capital do acionista Estado pode até nem necessitar de uma notificação, caso fique claro que agiu como um ator de mercado”.

O Primeiro Ministro já indicou que quer a CGD 100% pública, assim como o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva que atribui a responsabilidade de capitalização adequada do banco ao Estado, enquanto acionista.

A CGD foi capitalizada em 2012,e tem de devolver até junho do próximo ano, 750 milhões de euros e 900 milhões de euros em obrigações conversíveis. Estas vão, segundo o DN, ser convertidas em ações porque o banco não consegue fazer o reembolso até à data estabelecida.

A Caixa avançou já com algumas medidas como a redução de pessoal, encerramento de balcões e venda de imóveis em carteira. No primeiro trimestre de 2016, a caixa teve um prejuízo de 74,2 milhões de euros. No mesmo período homólogo teve lucro de 2,1 milhões de euros. Apesar disso, os créditos à habitação aumentaram 111,4% , o que terá auxiliado a rentabilidade da CGD.

O BCP também tem 700 milhões de euros em obrigações conversíveis para devolver.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.