30 novos médicos para zonas cadenciadas do Algarve

30 novos médicos para zonas cadenciadas do Algarve
| País
Porto Canal (VYP)

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, apresentou, esta quarta-feira, uma proposta de mobilidade que pretende levar 30 novos médicos para cuidados e saúde primários nas zonas cadenciadas do Algarve no mês de junho. A proposta foi anunciada na Comissão parlamentar de Saúde.

“Contamos a breve prazo apresentar novas medidas estruturais para facilitar a mobilidade parcial ou definitiva dos médicos para zonas mais cadenciadas”, indica Adalberto Campos Fernandes que vai seguir a iniciativa proposta pelo PCP.

O DN avança ainda que o Ministro da Saúde foi questionado por António Sales, deputado do PS, sobre as poucas vagas de especialização dos médicos. O ministro diz-se preocupado, mas indica que não existe falta de médicos, mas sim um problema de distribuição dos médicos pelo território. Quanto às vagas, Adalberto Campos Fernandes explicou que “a atribuição de idoneidade formativas” é da responsabilidade da Ordem dos Médicos.

“O Estado não terá condições nos próximos anos para contratar todos, primeiro não precisará deles, depois não faz isso com mais nenhuma profissão. Ainda temos muita falta de algumas especialidades e também Governo preocupa muito os 400 médicos que podem ficar de fora [da especialidade]. Estamos em diálogo com Ordem dos médicos e há abertura para tornar mais transparentes os critérios para idoneidades e temos muita pena que estes médicos que ficaram sem formação não possam ir para medicina geral e familiar, onde fazem falta”, indica o Ministro da Saúde.

+ notícias: País

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".