Alterações ao mapa judiciário deverão entrar em vigor em janeiro de 2017

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 mai (Lusa) -- A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, admitiu hoje, no parlamento, que o mais provável é que os ajustamentos ao mapa judiciário entrem em vigor em janeiro de 2017, porque falta ainda a aprovação em Conselho de Ministros.

Francisca Van Dunem disse que os ajustamentos ao mapa judiciário -- hoje apresentados na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais - terão de ser ainda transformados em proposta de lei, para aprovação em Conselho de Ministros.

Devido a estas formalidades legais, a ministra entende que é difícil estar tudo pronto em setembro, pelo que janeiro é a data mais provável para o diploma entrar em vigor.

Quanto às alterações introduzidas, a ministra garantiu que "todas as estruturas [tribunais] reativadas vão ter efetiva atividade", rejeitando a crítica de que as pessoas "vão entrar pela porta do fundo nestes tribunais".

Apesar de não praticarem todos os atos judiciais e não terem jurisdição plena, estes tribunais reativados terão atividade em certos domínios, efetuando julgamentos, inquirindo testemunhas (que pode ocorrer por videoconferência), sendo também espaços onde os cidadãos podem ter acesso a informação, entregar documentos ou petições relativos a processos que estejam a decorrer em qualquer ponto da comarca.

A ministra reconheceu que as alterações implicarão a deslocação de 20 funcionários judiciais, sublinhando que estes profissionais estão conscientes da obrigação do Estado de aproximar a justiça dos cidadãos.

Francisca Van Dunem admitiu também que o défice de oficiais de justiça é de 1.200, mas que o número "razoável" em falta é de 600, apontando o trabalho relevante desempenhado por estes profissionais, num sistema de justiça que realiza 23 milhões de notificações por ano.

A ministra disse ainda estar em conversações com o Ministério das Finanças, por causa da carreira dos funcionários judiciais, enaltecendo o "sacrifício" destes profissionais no dia-a-dia dos tribunais.

Além de realocar ou redistribuir oficiais de justiça, para servir as instalações reativadas, o Ministério da Justiça diz estar a trabalhar em soluções tecnológicas e de racionalização, que permitam libertar funcionários especializados de tarefas rotineiras.

Atualmente, em alguns tribunais, esta tarefa chega a ocupar dois oficiais de justiça a tempo inteiro, por mês, alega o MJ.

FC // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.