Retomado na Galiza resgate ao corpo do praticante português de 'canyoning'

| Norte
Porto Canal com Lusa

As autoridades espanholas iniciaram hoje, cerca das 09:00 locais (menos uma em Lisboa) as operações de resgate ao corpo do português desaparecido desde sábado, quando praticava 'canyoning' na zona de Ourense, na Galiza, disse fonte da Guardia Civil.

Em declarações à agência Lusa, fonte da Guardia Civil de Ourense adiantou que "a água que cai sobre a fenda onde o corpo do português se encontra encaixado é o principal problema com que se debatem os seis elementos da equipa de montanha daquela força policial envolvidos na operação".

Os trabalhos de resgate do corpo decorrem desde segunda-feira em Corga de Frecha, em pleno Parque Natural da Peneda Xures, uma zona de "muito difícil acesso".

De acordo com a fonte da Guardia Civil espanhola "o mau tempo que se faz sentir hoje está a dificultar ainda mais as operações, uma vez que a rocha onde os elementos da equipa de montanha estão a trabalhar está molhada e escorregadia, constituindo um risco acrescido".

O acidente ocorreu no sábado, às 21:00, quando o português de 38 anos e mais três pessoas praticavam ?canyoning'.

Na altura, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, disse que o homem "caiu numa fenda de difícil acesso", em Corga de Frecha,no município de Lobios, quando praticava ?canyoning' com mais três pessoas, dois homens de 29 e 51 anos e uma mulher de 30, entretanto resgatados e que se encontram bem".

O corpo foi localizado na segunda-feira, na mesma zona, mas o dispositivo de busca não conseguiu ainda aceder a ele, devido ao forte declive e à força das águas.

Também fonte do Centro de Comando e Controlo Operacional da GNR contactada pela Lusa disse que "o alerta às autoridades foi dado pelos outros três praticantes, através do 112".

Canyoning, ou canionismo, é um desporto que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos.

Este desporto "nasceu" no final da década de 1970 na Europa, mais precisamente em França e em Espanha, e em Portugal está a crescer rapidamente, uma vez que o país tem diversos rios que proporcionam esta prática desportiva.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.