Combustíveis estão mais caros outra vez

Combustíveis estão mais caros outra vez
| Economia
Porto Canal (VYP)

A partir desta segunda-feira, o preço dos combustíveis vai subir, mais uma vez. Os preços para abastecer os depósitos com gasolina ou gasóleo vão aumentar para os valores mais altos do ano.

O preço dos combustíveis vão aumentar, como consequência do aumento do preço do crude. De acordo com o jornal Económico, o crescimento exponencial dos combustíveis verifica-se desde janeiro deste ano, e atingiu já valores do verão anterior. O Económico avança que nos hipermercados o aumento deverá rondar os 2,5 cêntimos por litro de gasóleo e dois cêntimos por litro de gasolina. Já nas gasolineiras como a Galp, BP, Cepsa e Repsol o aumento será de três cêntimos. O preço de referência do gasóleo, em Portugal, encontra-se no valor mais alto desde outubro de 2015.

Segundo dados da Direção-Geral da Energia e Geologia, divulgados pelo Económico, no início do ano o litro de gasolina era de aproximadamente 1,363 cêntimos e do gasóleo de 1,089 cêntimos. Atualmente, o preço da gasolina, por litro, subiu mais de 7,5 cêntimos e do gasóleo, também por litro, subiu para mais de 9 cêntimos face ao início de 2016. Assim, para encher um depósito de 60 euros de gasolina os portugueses pagam mais 4,5 euros e, de gasóleo, mais 5,1 euros.

De acordo com o último relatório de Bruxelas onde são comparados os preços dos combustíveis com os impostos, Portugal aparece na 7ª posição do ranking de preços de preços de gasolina ao consumidor de gasolina 95. No topo da lista estão Holanda, Itália e Finlândia. Quanto ao preço do gasóleo, Portugal está na 9ª posição entre os 28 estados membros.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.