Combustíveis continuam a subir pela oitava semana consecutiva

Combustíveis continuam a subir pela oitava semana consecutiva
| Economia
Porto Canal (TYM)

Os combustiveis voltaram a subir esta segunda-feira pela oitava semana consecutiva. À carteira dos portugueses "chega" um aumento de meio cêntimo por litro no preço do gasóleo e dois cêntimos no valor da gasolina.

Desde o início deste ano que a subida dos preços tem sido uma constante, registrando-se um aumento de 7,3 cêntimos no gasóleo e quatro cêntimos na gasolina. Como causas destas alterações o Económico aponta a subida das cotações dos combustíveis a nível internacional e a desvalorização do euro face ao dolar, moeda utilizada na comercialização da matéria-prima.

O Governo também tem "mão" nestes aumentos visto o agravamento do ISP (Imposto sobre os Produtores Petrolíferos) no início de 2016.

De acordo com o ranking dos preços elaborado pela Comissão Europeia, Portugal ocupa a quinta posição no que respeita à gasolina 95, surgindo em sétimo lugar no caso do gasóleo. Quando comparadas com Espanha, as gasolineiras nacionais cobram mais 0,287 euros por litro na gasolina e o gasóleo apresenta uma diferença de 0,185.

 Os mais económicos no Norte:

 

GASÓLEO

Porto

Intermarché Paços de Ferreira 1,049

Petrofregim Amarante 1,098

Braga

Estação Serviço Petrolagoinha 1,085

BP Martim 1,099

Viana do Castelo

Gasovez 1,149

CEPSA S.Julião do Freixo 1,179

Vila Real

P.A. Zona Industrial 1,114

GALP MONTE FAISCA 1,139

Bragança

IP4 FRANCO (SUL) 1,074

IP4 FRANCO (NORTE) 1,074

 

GASOLINA 95

Porto

Intermarché Paços de Ferreira 1,299

PRIO Valongo 1,303

Braga

Estação Serviço Petrolagoinha Barcelos 1,334

SCAM2 Santa Maria da Feira 1,349

Vila Real

Chaves 1,358

Redil - Campeã 1,358

Bragança

IP4 FRANCO (SUL) 1,334

IP4 FRANCO (NORTE) 1,334

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.