Combustiveis continuam a subir 'a pique'. Novo aumento apartir desta segunda-feira

Combustiveis continuam a subir 'a pique'. Novo aumento apartir desta segunda-feira
| Economia
Porto Canal (MYF)

Os combustíveis vão voltar a subir, na próxima segunda-feira, em todos os postos de abastecimento portugueses. Desta vez, estima-se que o gasóleo suba três cêntimos e a gasolina quatro cêntimos por litro. A gasolina vai atingir preço mais elevado desde novembro de 2015.

De acordo com algumas fontes do setor petrolífero, o aumento do preço da gasolina deverá ficar “na ordem dos quatro cêntimos por litro” enquanto o gasóleo registará “um aumento de até três cêntimos” na próxima semana. “Vai acompanhar a forte subida das cotações nos mercados internacionais”, explicaram ao Diário Económico.

Caso estes valores sejam confirmados, esta segunda-feira, a gasolina sofrerá a subida mais alta desde novembro de 2015. Segundo os dados disponibilizados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), este combustível ficará em média 1,4 euros por litro.

No entanto, nos postos junto aos hipermercados, que têm ganho muitos adeptos com a escalada dos combustíveis, “as subidas deverão rondar os dois cêntimos para o gasóleo e os três para a gasolina”.

O preço de referência do litro de gasolina, em Portugal, é atualmente de 1,363 euros, enquanto o do gasóleo vale 1,133 euros. Relembre-se que estes valores podem variar de posto de abastecimento. Por exemplo, nas auto-estradas o litro do gasóleo e da gasolina pode custar mais quatro cêntimos por litro em relação a outras gasolineiras.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.