Excepção para TAP e CGD "não será bem assim" - Ministra da Justiça

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 15 out (Lusa) -- A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, deixou na segunda-feira em aberto a hipótese de o Governo manter os regimes de exceção da TAP e da CGD aos cortes salariais, dizendo que "provavelmente, não será bem assim".

"Eu não gostaria muito de falar, não foi entregue ainda [o Orçamento do Estado de 2014] no parlamento e como compreenderão até por razões institucionais. Mas provavelmente não será bem assim", afirmou a ministra da Justiça quando questionada, durante uma sessão do Clube dos Pensadores, em Vila Nova de Gaia, sobre a hipótese de o regime de exceção se manter, conforme noticiou na segunda-feira o jornal Público.

Mais tarde, e instada a esclarecer a sua declaração, Paula Teixeira da Cruz limitou-se a responder: "Quero dizer exatamente aquilo que eu disse, e que quando o Orçamento for entregue (...) os senhores jornalistas terão oportunidade de ver qual é o regime."

Durante a sua intervenção no Clube dos Pensadores, a ministra da Justiça reiterou a sua opinião de que as "subvenção mensais vitalícias deviam ser absolutamente extintas (...) e revogadas, exceto se a pessoa não tiver outro meio de subsistência".

Realçando não ter meios "de saber se [esta ideia] é bem aceite pela generalidade" dos políticos do seu partido, admitiu ter ouvido "vozes secundando essa ideia, até a nível parlamentar".

Quando aos cortes de milhões de euros no seu Ministério, Paula Teixeira da Cruz disse ser um "um corte pensado" e que, com uma despesa "muito fixa de cerca de 73% com pessoal", há que "cortar em consumos intermédios e noutras rubricas".

No seu discurso, anunciou que "o Ministério da Justiça esgotou as medidas do memorando da 'troika' [de assistência financeira internacional a Portugal], isto é, todas as medidas previstas no memorando estão cumpridas", elencando várias alterações processuais que foram implementadas ao longo dos últimos dois anos e assinalando outras que devem ser feitas, nomeadamente no âmbito dos processos sumários.

Defendeu também que, "quanto menos a justiça depender do poder político, melhor, porque a justiça é o último reduto dos direitos, liberdades e garantias".

A governante, alegando "razões institucionais, escusou-se a comentar caso do ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, que pediu desculpa a Angola por investigações do Ministério Público português a empresários angolanos.

"A procuradora-geral disse o que disse, o senhor ministro disse o que disse, bate certo", disse apenas.

O debate ficou marcado por uma manifestação de uma dezena de pessoas que interromperam o início do discurso da governante, gritando "Governo para a rua" e "demissão" e empunhando cartazes onde se lia "que se lixe a troika".

"Para mim é natural. Eu convivo com naturalidade, as pessoas têm o direito de se manifestarem, de dizerem o que entendem", comentou, no final do debate, a ministra.

LIL // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.