Produção na construção volta a abrandar queda em Agosto - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 out (Lusa) - O índice de produção na construção caiu 15,2% em agosto deste ano, representando uma "redução ligeiramente menos expressiva" do que a do mês anterior, que foi de -16,2%, avançou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Embora a atividade neste setor continue a registar reduções intensas, verificaram-se neste período variações homólogas menos negativas que no mês anterior, tendência que se verifica desde abril", frisa o instituto no seu comunicado.

O índice do segmento da construção de edifícios apresentou, em agosto, uma variação homóloga de -14,6% (-16,6% no mês anterior), tendo contribuído com -6,9 pontos percentuais para a variação do índice agregado.

Já o índice relativo ao segmento de Engenharia Civil teve uma variação de -15,7% (-15,9% no mês anterior), contribuindo com -8,3 pontos percentuais para o resultado global.

A taxa de variação homóloga do índice do emprego no setor da Construção manteve-se inalterada face ao valor do mês anterior (-15,1%) e quando comparado com julho, o índice de emprego registou uma taxa de variação igual à observada em agosto de 2012 (-1,2%).

O índice das remunerações apresentou uma variação homóloga de -14,8% (-16,5% em julho) e comparativamente com o mês anterior, as remunerações decresceram 13,9% (-15,7% em agosto de 2012).

JMG // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.